Seminário - No Ritmo do Seu Moacir
- Rafael Borba

- 22 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Eae!
Mais uma da Academia! Aqui, o material apresentado em nosso Seminário, com o tema "No ritmo do Seu Moacir - Referências composicionais na obra do Maestro Moacir Santos".
Dada a tão expressiva contribuição de Moacir Santos no contexto histórico-musical brasileiro (aqui, destaco a Tese de Doutorado da Andrea Ernest Dias, de grande colaboração para a pesquisa), resolvemos direcionar a estética relacionada às composições de Moacir Santos, e, assim, a partir de premissas e diretrizes, formatar uma composição em tais moldes referenciais.
O Seminário fez parte da disciplina História da Música II, com o professor Gil Assis. O link para o .pdf dos slides você encontra aqui. No mais, abaixo a ideia desenvolvida:
Ainda sobre o Muacy (hehe), um site bem interessante é o www.trilhasmoacirsantos.com.br, um ótimo trabalho de pesquisa feito por Lucas Bonetti destinado às trilhas musicais de Moacir Santos! E para finalizar o post (mas não a pesquisa), a interpretação de Letieres Leite e sua Orkestra Rumpilezz de Coisa n°1, presente, como em uma paráfrase ao poeta Vinicius de Moraes em "Samba da Benção" (A bênção, maestro Moacir Santos / Não és um só, és tantos como / O meu Brasil de todos os santos ..), no disco "Moacir de Todos os Santos", lançado em 2022:
E, se certa vez Chico Buarque citou que seu "maestro soberano / foi Antonio Brasileiro", tomo aqui a liberdade de, em uma semi-paráfrase, dizer que meu maestro soberano foi (é!) Moacir Santos!
Bons sons!
[ ]'s!





Comentários