
Guitarra e Violão
Para referência, disponho aqui um apanhado cronológico/programático das aulas de instrumento que leciono, os dividindo em tópicos, de acordo com metas pré-estipuladas para um desenvolver musical amplo e fundamentado:
1 – Fundamentos
Fundamentação da prática instrumental, conceituando e contextualizando o conteúdo.
Nesse tópico temos por meta o aprendizado das ferramentas básicas necessárias para a execução de grande parte do repertório popular, ao qual este tópico apresenta grande flexibilidade. Aspectos técnicos, posturais, elementos musicais serão amplamente focados. Julgo ser esse tópico o mais importante para um bom desenvolvimento musical, pois aqui criaremos uma base sólida para um bom aproveitamento dos tópicos seguintes. A introdução a leitura e estruturação musical também é adicionada ao tópico;
2 – Estruturação
Estruturação de conteúdo, com a maior adição de bases teóricas e desenvolvimento técnico relativos a prática instrumental.
Nesse tópico temos por meta, a partir dos fundamentos, a adição de conteúdo que tende a somar a opção de ferramentas para a execução do repertório popular, que aqui, além do repertório do gosto do aluno, também contará com a adição de repertório que explore o uso mais abrangente do conteúdo proposto. Aspectos técnicos serão mais explorados, buscando também o desenvolvimento da “linguagem musical” do aluno. Conceitos e contextualização de conteúdo serão aqui explanados também de forma mais abrangente. Em relação a leitura musical, o conteúdo proposto no tópico será de grande importância e colaboração para se obter a proficiência necessária para a utilização e desenvolvimento do próximo tópico;
3 – Desenvolvimento
Desenvolvimento musical, com grande exploração e “transformação” de conteúdo.
Nesse tópico, novas ferramentas de estudo serão adicionadas ao que já temos como estruturado. No repertório, em base, ele será proposto pelo professor, pois o mesmo será focado no desenvolver do material apresentado. Aqui também haverá o maior fomento a transcrição musical, pesquisa e proficiência de performance. A leitura musical será prioritariamente presente, seja no repertório, seja no material de estudo. Esse é um tópico didaticamente “sem fim”, pois a transformação e pesquisa criam e revelam cada vez mais opções para o desenvolver musical seja ele conceitual, seja ele de performance.
As aulas serão acompanhadas de material complementar, tais como play-alongs, partituras, material para audição. As mesmas têm a duração de 50 a 60 minutos e serão ministradas uma vez por semana. Cada tópico possui um valor mensal distinto (caso haja o interesse, entre em contato para maiores informações).
Para todos instrumentistas
- Conceitos de Improvisação
A criação momentânea, espontânea, racional, sensorial.
As aulas visam o conhecimento e utilização de ferramentas melódicas para consciente desenvolver da linguagem da improvisação, com a utilização de estudos e repertório equivalente ao proposto. Pesquisa, audição crítica, transcrição e análise são importante complemento e sempre presentes nas aulas. Para o aproveitamento desse curso é também necessária uma base teórica fundamentada, conhecimento prévio dos conceitos da Harmonia, bem como uma certa proficiência na leitura e performance musical.
- Aulas Abertas / Workshops / Masterclasses
Informar e formar.
Com tópico e material direcionado, são diversas as possibilidades de Aulas Abertas apresentadas, no campo prático, no campo teórico, (...). Muitas das aulas têm participação direta e ativa do espectador, colocando logo em prática o que lhe foi previamente apresentado. As aulas são – quando não-específicas – abertas a QUALQUER INSTRUMENTISTA.
