Video-Aula - Violão: Levada Simples de Samba
- Rafael Borba

- 7 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de set. de 2020
Falaê!
Apresento aqui uma levada simples de Samba!
Pois bem, uma coisa que constantemente cito aos estudantes quando em aulas onde abordamos as “levadas” é “ouçam menos o violão!”. Se ater inicialmente à audição do seu instrumento ao ouvir uma música é um fato que ocorre com grande parte dos estudantes quando se direcionam a abordagens mais idiomáticas no estudo musical! Tão logo, o que digo ao estudante é que perceba, “imite” os instrumentos percussivos, os transpondo para o seu instrumento, pois a linguagem está fundamentalmente ali!
Com esse texto introdutório, abordo aqui a levada citada, me baseando em dois instrumentos característicos do samba: o surdo e o tamborim.A ideia aqui é que dividamos a levada entre esses dois instrumentos, considerando o aspecto grave do surdo para os bordões do violão (tocados com o polegar) e o tamborim para os agudos (tocados com os dedos indicador, médio e anelar:). O exemplo se encontra no acorde de Am7, podendo – e devendo – ser transposto para toda e qualquer progressão harmônica.
Abaixo, uma ideia rítmica derivada do surdo (P):
Aqui, uma ideia rítmica derivada do tamborim (IMA):
Juntando os dois instrumentos (tablatura para guia/referência):
Vídeo:
Por fim, assim como nos instrumentos percussivos, variações são sempre bem-vindas! Agora, coloque a ideia em prática no seu repertório e, para uma maior abordagem, direcionamento e desenvolvimento, ‘bora estudar!









Comentários