top of page

O Konnakol e a construção de Claves

Atualizado: 24 de set. de 2020

Eae!


Nesse post explanarei um pouco sobre o konnakol (ou konokol, ou konakkol) e sua aplicação na construção de claves.


Inicialmente, sobre o konnakol, ele é proveniente da tradição carnática do sul da Índia. O konnakol , além dá já citada tradição (aqui, não me aterei a fatores históricos), é um sistema onde, para diversidades rítmicas, diferentes silabas são utilizadas para representar tais contrastes. Outro fator interessante no konnakol é sua fonética, o que também é agente facilitador para o desenvolver da técnica.


Aqui, explanarei o konnakol como ferramenta, não como o mesmo é concretamente abordado na Índia. Diria que, de maneira genérica e generalizada, é uma maneira "ocidetalizada" de utilização (logo, a quem interessar possa, fica a dica de se aprofundar na pesquisa!).


Inicialmente, apresento aqui as sílabas (mais utilizadas e já funcionais para a proposta) e o número de pulsos que a mesma representa (considere também que há pequenas variações, de acordo com o executante ou sua "escola"):


1 pulso - TA

2 pulsos - TA-KA

3 pulsos - TA-KI-TE

4 pulsos - TA-KA-DI-MI

5 pulsos - TA-DI-GHI-NA-THON


Você pode também trabalhar com somas:


5 pulsos - TA-KI-TE / TA-KA

7 pulsos - TA-KA-DI-MI / TA-KI-TE


Como abordagem didática, uma ferramenta a mais que temos é a representação visual das silabas. O quadro abaixo, presente em uma masterclass da compositora/pianista/cantora Clarice Assad, exemplifica bem tal representação (atente-se também às "diferenças" citadas anteriormente:


ree


Mas.... e as claves? Aí que a coisa fica interessante!!!!


As claves aqui abordadas são as claves rítmicas, que são as matrizes do mais diversos grooves, idiomas, linguagens musicais! Para tanto, desenvolverei as claves em 7, portanto, sete pulsos.


A partir da proposta do número de pulsos, predefinirei pulsos internos ao mesmo, sendo que nos exemplos utilizarei as proporções 2 e 3, sendo possíveis:


2.2.3

2.3.2

3.2.2


Ou, se considerarmos a soma das proporções, todas resultarão em 7.


Com o konnakol:


2.2.3 - TAKA-TAKA-TAKITE

2.3.2 - TAKA-TAKITE-TAKA

3.2.2 - TAKITE-TAKA-TAKA


Vídeo exemplificando os pulsos e as claves:




Lembre-se que nesse post apresento as ferramentas de forma introdutória (ou, uma pincelada, haha!). Em aula, o aprofundamento, exemplificações e desenvolvimento são muito mais amplos!


Bom, é isso! E, para mais explanações sobre o konnakol, as claves e sua utilização em outras tópicas acerca do estudo da Música como a performance, a improvisação, (...) é só entrar e contato!


[ ]'s!


Comentários


                 © 2025 - R. Lab Cultura e Fomento   

Rafael Borba - Músico/Educador/Compositor/Arranjador             

bottom of page