Editando Solos
- Rafael Borba

- 19 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de jun.
Falaê!
Abordarei aqui uma ideia de estudo que se enquadra no que chamo de "Conceitos de Improvisação". Essa é uma ideia interessante de ser abordada no processo da transcrição (ou a pós-transcrição) trazendo diversos benefícios para seu crescimento musical.
O conceito que explanarei é o de edição de solos, onde você praticará, a exemplo, seu fraseado, sua percepção e sua linguagem! Para tanto, uma das coisas interessantes de se fazer é trabalhar com harmonias mais estáticas, modais, frases específicas, onde tais intenções são mais evidentes. No mais, vamos lá!
O processo se inicia com a transcrição. Para o exemplo, utilizei parte da transcrição que fiz de um improviso do guitarrista Olmir Stocker em "Lamentos" (LINK), utilizando os compassos iniciais com a harmonia mais estática. Segue trecho:

Uma ideia é adicionar pausas, ou, omitir notas nas frases, ainda mantendo suas estruturas rítmicas. Um ótimo exercício de dinâmica:

Outra ideia é manter a ideia melódica, porém deslocando ritmicamente as mesmas. Aqui, percepção e linguagem são fatores presentes de - e no - estudo:

Abaixo, vídeo-exemplo:
Vale lembrar que aqui há uma explanação e exemplificação básica e rápida, Durante as aulas, a abordagem, opções e desenvolvimento são muito mais amplos! A exemplo, uma outra opção baseada nesse estudo, somando-se a outro conceito:
No mais, 'bora estudar!
[ ]'s!





Comentários