Aula Aberta: "Quem tem penta vai a Atenas!"
- Rafael Borba

- 23 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de set. de 2020
Eae!
Aqui, alguns insights da Aula Aberta que ministrei no dia 06/07/2016, em Ibiúna-SP. A aula teve como proposta o tema "QUEM TEM PENTA VAI A ATENAS!". Segue vídeo com alguns insights:
Sobre a aula, partindo dos princípios e prévio conhecimento das famigeradas pentatônicas m7, tivemos como proposta a contextualização das mesmas em caráter teórico e prático - inicialmente tonal - para que, a partir das informações dispostas, em uma abordagem de soma e transformação, conseguíssemos integrá-las a uma estruturação modal, seja - a exemplo - em sua sonoridade, seja em sua concepção.
Durante a aula também foram convidados espectadores presentes, para que colocassem em prática, ali, o conhecimento recém-adquirido.
Os tópicos abordados foram:
- Penta m7 - formação intervalar
- Situação sobre acorde menor
- Situação 1 sobre acorde maior
- Situação 2 sobre acorde maior (blues)
- Situação sobre acordes diversos: Uma frase, vários acordes / Exemplificando sobre progressão II V I
A escolha do tema foi devido a um caráter da "cultura musical" que é "fomentada" no município (meu ponto de vista), logo, tentei não sair de um contexto mais conhecido, porém procurei expandir aos ouvintes tais contextos.
A Aula Aberta teve duração de cerca de duas horas, sendo que - por referência - no vídeo há a ilustração dos primeiros tópicos da mesma, logo, me dá a possibilidade de espaço para gravar outros vídeos com os tópicos que não aparecem nesse, haha!
Para ilustrar:

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Em relação a algumas citações no vídeo, lembrem-se que foram cerca de 120 minutos sintetizados em 6, logo, foi considerada toda uma contextualização no decorrer da Aula Aberta para tais citações, ok?!
É isso! Grato!
Rafael





Comentários