O melhor instrumento para começar a estudar
- Rafael Borba

- 1 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de out. de 2020
Eae!
Bom, constantemente, e ainda mais no início dos estudos, há geralmente a pergunta: "Qual é o melhor instrumento para começar?", e, nessa questão, sou enfático em responder: o regulado!
Muitas vezes, quando o aluno tem seu instrumento (violão, guitarra, contrabaixo...), porém, em aula não o leva, ele utiliza o do professor. Logo, ele acaba relatando que em casa não consegue tocar esse ou aquele execício, canção, composição, enfim. Por vezes, esse fato é devido ao instrumento utilizado em aula estar regulado, com a ação das cordas baixas, trastes nivelados, e, mesmo - em caso de instrumentos elétricos - sua equalização estar mais equilibrada, sendo assim, sua performance mais fácil e confortável.
Devido a isso, uma coisa que, também, constantemente faço é, em uma das aulas, procurar regular (o que está dentro das possibilidades) o instrumento do aluno para que sua performance seja mais "facilitada". Aqui é importante salientar que esse único fato (da regulagem) se estende a outros pontos do estudo, como os citados abaixo:
- Por vezes o aluno acha (fator psicológico) que simplesmente não irá conseguir tocar aquilo, que é algo difícil, impossível de se tocar, sendo que, por vezes, a regulagem (fator físico) colabora para a que esse "achismo negativo" seja cessado;
- O desgaste físico na performance é outro fator relevante a considerar com instrumentos regulados, logo, aqui também considera-se a menor incidência de lesões ocorrentes devido ao esforço repetitivo. A exemplo, sabe aquela briga eterna com a pestana (?).....
- O playing, de fato, fica muito mais confortável!
Logo, pode-se sim adquirir um instrumento de melhor qualidade, ainda mais considerando o longo prazo, porém, mesmo os instrumentos mais caros nem sempre estão regulados.
Citei sobre a regulagem que procuro fazer nos instrumentos dos alunos, mas, no que não me é tecnicamente possível, nada melhor que um luthier de confiança!
E, reitero, instrumentos regulados colaboram muito além de fatores exclusivamente físicos!

É isso! E, bons estudos, bons sons... com instrumentos regulados, haha!



Comentários