Transcrição - Solo de Marcus Teixeira em "Aliás"
- Rafael Borba

- 16 de jul. de 2017
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de jun.
Fala!
Posto aqui a transcrição do solo/improviso do guitarrista brasileiro Marcus Teixeira na música "Aliás", música de Djavan, sendo que a versão aqui citada é a interpretada pela cantora Rosa Passos.
Segue vídeo da transcrição (com uma tentativa diferente e mais interativa de edição, hehe!):
Sobre Marcus Teixeira:
O avô materno de Marcus Teixeira tocava guitarra portuguesa e seu irmão toca violoncelo em uma orquestra na Espanha. Sua principal influência musical na família, entretanto, vem de seu irmão mais velho, Eduardo, que não é músico profissional. Ele tocando violão na cozinha, pedindo a Marcus que o ajudasse a afinar o instrumento, testando sua afinação ou acompanhando sua irmã cantando estão entre suas lembranças musicais mais antigas.
Aos oito anos de idade, Marcus Teixeira começou a se interessar mais seriamente pela música. Os estudos formais vieram aos 13 ou 14 anos, quando foi aluno, durante um ano, de Paulo André Tavares, na Escola de Música de Brasília.
Em 1992, ingressou no último ano do curso de Jazz Ensemble no Conservatoire National de Region de Marseille, na França, no qual teve seu desempenho elogiado e premiado.
A maneira pela qual o guitarrista desenvolveu-se musicalmente foi, principalmente, ouvindo, tocando e tirando músicas dos discos de Hélio Delmiro, Toninho Horta, João Gilberto, Wes Montgomery, Joe Pass e Pat Metheny, entre muitos outros.
Dos músicos com quem conviveu e convive, Marcus Teixeira destaca a importância dos cantores Zé Luiz Mazziotti, Rosa Passos e Leny Andrade, do saxofonista e flautista Zé Canuto, do pianista Fábio Torres e do baixista Paulinho Paulelli.
Sobre o Álbum:
A versão de onde o solo foi extraído é a faixa de número 3, presente no álbum "Azul", da cantora brasileira Rosa Passos, lançado em 2002, onde além da faixa "Aliás", encontram-se também outros temas de Djavan, como "Samurai", "Azul", "Açaí" e "A Ilha", bem como temas de João Bosco e de Gilberto Gil. Basicamente o álbum se constituiu de algumas das músicas preferidas por Rosas Passos dos compositores citados, porém com novos arranjos.
Track List do Álbum:
Azul (2002)
01- Desenho de Giz - (Abel Silva - João Bosco)
02- Samurai - (Djavan)
03- Aliás - (Djavan)
04- Papel Machê - (Capinan - João Bosco)
05- Mancada - (Gilberto Gil)
06- Ladeira da Preguiça - (Gilberto Gil)
07- Azul - (Djavan)
08- Quando o Amor Acontece - (Abel Silva - João Bosco)
09- Açaí - (Djavan)
10- A Ilha - (Djavan)
11- Mar de Copacabana - (Gilberto Gil)
12- Dois Pra Lá, Dois Pra Cá - (João Bosco - Aldir Blanc )
13- Amor Até o Fim - (Gilberto Gil)
Agora, a transcrição:

Para uma melhor visualização e compreensão didática, o pulso foi dobrado, OK?!
A quem interessar possa, o pdf com ambos aqui!
PS: Os compassos foram "dobrados", para maior "limpeza" e melhor visualização, OK? Ah, e na tentativa da nova edição do vídeo, há alguns detalhes na partitura/tablatura que não saíram... é o detalhe no tipo de ligado, nos ornamentos... porém no link disposto ambas estão mais corretas. Nas aulas presenciais eu passo certinho! Mas vou me acertando com o Finale!
Dentre sobreposições, intenções, apresento aqui um pequeno trecho do solo:
Aqui, Marcus Teixeira trabalha com uma ideia rítmica, tendo como base e alvos as notas do arpejo de Sol Maior (tonalidade do solo em questão).
Lembre-se, "colcheia jazz"!
Qualquer coisa, como possíveis correções, avisaê!





Comentários