top of page

Proposta de Projeto - "Ensino da Música Popular Em Sua Forma Prática e Teórica".

Atualizado: 24 de set. de 2020


Da série "mesmo que idealismo"...afinal, o idealismo é parte importante das propostas de mudanças!!!

Sabe, dentre tantos projetos para difusão, democratização e formação musico-cultural que tenho "encerebrados" (sic), redigi aqui uma "Proposta de Projeto" ao qual tem como meta o "Ensino da Música Popular Em Sua Forma Prática e Teórica". Poisé, o primeiro projeto que, de fato, coloco "fisicamente em papel" para eventual apresentação.

A Proposta formatada tem, em sua apresentação, como projeto o ensino da Música Popular – em suas esferas gerais, tais como a Canção e Música Instrumental – bem como, em um conjunto à ordem prática do proposto, um complemento de formação teórico-prática relacionado à execução, à composição, à análise, dentre outras tópicas dentro do contexto músico-cultural.

Em um âmbito prático, o Projeto visa a inserção da imensa variedade da Cultura musical presente em nosso País, bem como a inserção à variedade da Cultura musical em um âmbito global, que tanto “flerta” e cria referências para, a exemplo, nossa música contemporânea, sejam essas referências de caráter regional, sejam de caráter multi-continental.

Em um âmbito teórico, o Projeto visa a inserção de matérias correlacionadas com a formação do Músico para um entendimento e execução coerentes à meta da Proposta, matérias essas citadas no conteúdo do mesmo.

O projeto proposto, bem como todos - ou grande maioria - que idealizo, se destinam diretamente a Sociedade, sendo o proponente - EU! - apenas um dos agentes de ação. Logo, não é um projeto para mim!!! A ideia é sempre de retorno à Sociedade! E um retorno a longo prazo! Bom.... na Proposta há citações de benefícios a serem produzidos com a realização do Projeto.... logo....

Nessa formatação em especial, as ações são direcionadas às minhas percepções acerca do que é apresentado na Proposta de Projeto, percepções essas apresentadas em eventual reunião para a formação do Conselho Municipal de Cultura (logo, em tese, consta em ata) e divulgada em eventual vídeo, aqui mesmo no FB!

Poisé... idealista, pretensiosa, visionária... POSSÍVEL! Só ainda pensando se a apresento à Administração Publica.... <o>

E, poisé, todos projetos que tenho idealizados, como proponente e agente de ação, sei que são possíveis!

Se em eventual apresentação não houver interesse, ao menos tenho um projeto que é - sob meu viés - interessante para vários municípios "pequenos", para Organizações Culturais bem como até para o Setor Privado!

A quem interessar possa, talvez eu apresente - presencialmente - esse projeto! E se alguns dos setores citados acima realmente se interessassem, eu apresentaria a Proposta e, após sua aceitação, apresentaria a parte da realização do Projeto, bastando formatar ambos para a necessidade/realidade da mesma!

Ainda a quem interessar possa, esses projetos "encerebrados" (sic) quem sabe um dia (...) sejam colocados em papel, pois os mesmos sempre estiveram pré-formatados e pré-definidos em meu HD biológico, só não fiz isso ainda pois ainda procuro, parafraseando Gonzaguinha "o Por quê, o por que, o pourquoi"....

E, ainda em tempo e não generalizando, acho que as iniciais "propostas de mudança" citadas se iniciam na "mudança de proposta" e postura dos, então, agentes culturais... pois bem, estou assim, com as minhas já formatadas propostas, em meu "micro", procurando o fazer, para que, de uma forma exponencial, se reflita no "macro"!

E, poisé, sou EU! Entendedores entenderão! Ou não!

Em tempo, grato ao Juliano pela posterior revisão textual e normativa em relação ao mesmo!


[ ]'s!


Comentários


                 © 2025 - R. Lab Cultura e Fomento   

Rafael Borba - Músico/Educador/Compositor/Arranjador             

bottom of page